VUP

RPA + IA Generativa – Razões para Combinar

RPA + IA Generativa

Razões para Combinar

Por Elielton Silva, Gerente de RPA & IA na VUP: 

O RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia que utiliza
trabalhadores digitais para automatizar tarefas manuais e repetitivas,
trazendo um ganho exponencial em eficiência, qualidade e escalabilidade. Ela
está revolucionando as empresas e assim, liberando colaboradores para se
concentrarem em tarefas de maior valor para seus negócios. No mercado, temos
vários fabricantes desta tecnologia, como: Automation Anywhere, RocketBot,
BotCity, IBM RPA, UiPath, Power Automate, Blue Prism, NICE e Pegasystems.

A IA Generativa (Inteligência Artificial) vai mais adiante. Utilizando aprendizado de máquina e redes neurais, é capaz de aprender e melhorar com a experiência, criar conteúdo original e até mesmo tomar decisões complexas, possibilitando que as empresas possam inovar e resolver problemas complexos para o negócio. Dentre os diversos serviços que utilizam algum tipo de IA generativa, os mais conhecidos são: DALL-E, Midjourney, Github Copilot, GPT-3/GPT-4, Jasper, Bing Chat, Google Bard e o famoso ChatGPT.
Por exemplo, na área de Serviços Financeiros, o RPA pode ser utilizado para automatizar input de dados em sistemas, realizar reconciliação bancárias, entre outras. Já a IA pode ser utilizada para realizar análises de risco de crédito, prever tendências de mercado e detectar fraudes.
Na área de Customer Sucess, o RPA pode se aplicar para entregar conteúdos e respostas rotineiras dentro de um Chatbot, enquanto a IA pode ser utilizada para responder e entregar conteúdos mais complexos e específicos, podendo ainda entender a intenção do cliente e direcioná-lo para a solução correta.
Na área de recursos humanos, o RPA pode ser utilizado para automatizar tarefas do Departamento Pessoal, envio de lembretes de compromissos internos ou legais, entre outras. Já a IA pode ser utilizada para analisar candidatos, perfis, oportunidades e auxiliar os times de Retenção e Seleção de pessoas.
Ou seja, o RPA e a IA Generativa garantem as tarefas repetitivas! Tornando os humanos cada vez mais humanos, com responsabilidades criativas e estratégicas.
O Futuro é Agora! A digitalização das operações empresariais não é mais uma opção – é uma necessidade. Empresas que ignoram essa tendência o fazem por sua conta e risco. Ao adotar RPA e AI Generativa, as empresas poderão prosperar na era digital!

Conte conosco e descubra as melhores estratégias para incorporar ferramentas de IA generativas, como #ChatGPT e #GoogleVertex com seu RPA e otimize sua jornada #Automation e #AI.

Deixe um comentário