Setor de compras
- Beatriz Sousa
- 11 de agosto de 2023
- Processos, Serviços, Tecnologias, Tendências
- 0 Comments
SETOR DE COMPRAS: 5 PROBLEMAS COMUNS E COMO SOLUCIONÁ-LOS
Uma das maiores dores dos compradores na área de suprimentos é a falta de agilidade e customização rápida nas plataformas. Isso impacta diretamente na entrega afetando o cumprimento dos prazos e as expectativas acordados
Estes são alguns dos problemas mais comuns no setor de compras:
- Não usar soluções tecnológicas para controlar os processos: esse problema ocorre quando o setor de compras não utiliza ferramentas que possam automatizar, agilizar e otimizar os processos, como softwares de gestão, plataformas digitais, aplicativos móveis, etc. A falta de tecnologia pode gerar perda de tempo, erros humanos, retrabalhos, falta de transparência e rastreabilidade das informações, etc
- Falta de clareza dos processos do setor: esse problema ocorre quando não há um mapeamento das etapas do processo de compras, o que pode gerar uma série de problemas e retrabalhos, como falta de controle de pedidos e prazos, gastos acima do esperado, descrições de itens erradas, et
- Falta de controle do estoque: esse problema ocorre quando há uma gestão inadequada do estoque, o que pode gerar excesso ou falta de mercadorias, perdas por vencimento ou avarias, custos elevados de armazenagem e transporte, etc.
- Falha de comunicação com outros departamentos: esse problema ocorre quando há uma falta de alinhamento entre o setor de compras e os demais setores da empresa, o que pode gerar conflitos, atrasos, desperdícios e insatisfação dos clientes internos e externos
- Compras em emergência: esse problema ocorre quando há deficiências no planejamento de aquisição por parte dos solicitantes de materiais. As compras em caráter de emergência não possibilitam muitas alternativas aos compradores em termos de procura e negociação, ocasionando preços mais elevados e riscos de não haver o item desejado.
Sabemos que ter uma gestão de suprimentos eficiente é fundamental para o funcionamento bem-sucedido de uma empresa. Uma boa plataforma de gestão de suprimentos pode ser um diferencial competitivo para os compradores, pois permite que eles realizem suas atividades com mais eficiência, qualidade e agilidade, obtendo visibilidade e controle das compras e despesas corporativas.
Aqui na VUP nós contamos com a Coupa! Uma solução integrada de gestão de gastos de negócios que ajuda a gerenciar os custos de bens e serviços. Ela conta com uma ampla oferta de opções para gerenciar os serviços da sua empresa, conforme as suas necessidades e os casos de uso do seu negócio.
Quer ter uma gestão de gastos mais inteligente? Então pare de perder tempo e dinheiro com plataformas que não te atendem!
Postagens relacionadas
RPA – Você sabe o que é?
- Beatriz Sousa
- 4 de outubro de 2022
Robotic Process Automation (RPA) O que é RPA? Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnolog ..
Desmistificando a Automatização de Processos (RPA): Economia ao seu Alcance
- Beatriz Sousa
- 20 de fevereiro de 2024
Vamos ser sinceros: quantas vezes você já se pegou pensando que automatizar processos seria u ..
Deixe um comentário